Serviços
Inspeção Ambiental Imobiliária
A inspeção visa apenas o diagnóstico dos danos e restrições ambientais, e não avaliar tais danos, sugerir soluções ou propostas mitigadoras, atividades essas que fazem parte de serviços complementares de perícia ou consultoria ambiental de maior complexidade.
Na inspeção ambiental será diagnosticado o dano e a restrição que o imóvel sofre, bem como o dano e restrição que o imóvel causa, em razão dessa influência no seu valor de mercado.
Classificação das Inspeções Ambientais quanto à fase de rigor:
Fase “1” – Inspeção Inicial: Consiste na verificação visual do imóvel, juntamente com questionamentos feitos aos proprietários ou envolvidos, e nas verificações da vizinhança, da ocupação anterior, de documentos obrigatórios disponíveis e de plantas baixas; geralmente é baseada no preenchimento de um questionário guia. Essa avaliação apresenta como resultado a caracterização da área como suspeita ou não de contaminação.
Fase “2” – Inspeção Confirmatória: Consiste na comprovação, ou não, da contaminação e outras interferências ambientais. Define-se a equipe de trabalho e os ensaios, realizando-se as análises laboratoriais que exigem coleta de amostras para melhor avaliar suspeitas identificadas e recomendadas na Fase “1”.
Na inspeção Ambiental são adotados os procedimentos existentes na Norma de Inspeção Ambiental do IBAPE/SP.